sábado, 14 de maio de 2011

Assistir o filme "AVATAR"


  ENCONTRO  DO  CURSO  DE  FORMAÇÃO  INTERAL
PARTE  TEÓRICA
ASSISTIR O FILME  “AVATAR”
Tendo como pano de fundo a questão da degradação ambiental provocada pelo estilo de vida consumista, esse filme nos remete a um debate necessário para “redirecionar” nossos objetivos. Como esse tema  também é o foco do nosso estudo, sugerimos a reflexão a seguir para auxiliar o  entendimento de que precisamos mudar, mas para isso precisamos nos conhecer melhor primeiro.
REFLEXÃO:
1.                   Em certo momento do filme, o personagem principal Jake Sully se questiona se estava vivendo mais o sonho (com o seu avatar) do que a sua vida real (enfiado em um laboratório). Nesse exato momento, ele estava conhecendo o mundo dos Ometicaya, e curiosamente passava a encontrar mais sentidos para sua vida com seu avatar, do que vivendo sua vida real no seu corpo deficiente. Esse fato nos remete a alguns possíveis pensamentos:
                Até onde nossas vidas são movidas pelos sonhos que acumulamos ao longo do tempo?
             Até quanto nos permitimos iludir em sonhos que sustentam uma falsa realidade vivenciada com propósitos distantes das necessidades imediatas?
              Até que ponto a dura realidade de nossas vidas estão obstruindo o caminho para chegarmos  a realizar nossos sonhos?

2.                  Muitas pessoas acabam aficionadas para  adquirir ou desenvolver as novas tecnologias, transformando suas vidas numa eterna corrida para possuir máquinas que facilitem suas vidas. Considerando o filme como ponto central nessa discussão, surge uma questão que nos remete a nossa realidade atual, ou seja, o fato de o ser humano ter como seu ponto forte as “máquinas”   e a tecnologia, porém, em contrapartida serem pessoas  egoístas, materialistas, gananciosas, e  que não se importam  em “destruir” para atingir seus objetivos. E por outro lado, o filme apresenta os seres  N’avi do planeta Pandora, que  não se preocupam  com grandes tecnologias , mas mantém um sentimento muito forte de união um com o outro e com a natureza.
              É possível  chegarmos a um consenso que unifique esses dois estilos de vida que o filme demonstra serem tão diferentes e contraditórios? 

3.                  Esse filme foi elaborado por James Cameron com a finalidade de provocar uma reflexão sobre o impacto que o estilo de vida consumista está causando ao nosso planeta. Ainda, aproveita para demonstrar que existem  outros estilos de vida possíveis, e apresenta o estilo de vida N’avi, que não agride o meio ambiente, não é individualista, nem egoísta, agressivo ou degradante como o nosso. Ao contrário, eles mantêm uma vida totalmente equilibrada e baseada na ligação com a espiritualidade.
Você se sente preparado(a) para abdicar de certos confortos e benefícios que o estilo consumista nos proporciona, mesmo sabendo que esse luxo tem prejudicado  muito  nosso  planeta?
Quais itens do estilo de vida N’avi você acredita que podemos adquirir ou manter em nosso convívio?
Você consegue sugerir outros itens que considera ser  importante para inserirmos em nossa vida, levando em conta a dualidade: desenvolvimento/preservação?
Faça a sua reflexão com base  nas questões apresentadas em forma de texto dissertativo.


Atenção

caros colegas,
       você que irá freqüentar o curso, pedimos para que se cadastre como seguidor(a), assim teremos mais facilidades em saber da sua participação.
      O texto que será postado a seguir será a parte teórica do curso, que deverá ter o devido retorno para nosso acompanhamento. A reflexão a ser feita, deverá ser devolvida ou via email ou por comentário no blog.
      Quaisquer dúvidas entre em contato conosco.
      Até mais.

O que levar na caminhada do Saboó

Não esquecer!
Mochila pequena, cada um leva a sua e se exagerar no tamanho, terá problemas!
Cantil, garrafa de água ou Gatorade;
Repelente, filtro solar e boné;
O lanche de trilha deverá ser o último item colocado na mochila... senão, vira panqueca!
Ir com calça leve para facilitar o movimento, camiseta de manga ou manga comprida, tecido leve para não passar calor.
Tênis antiderrapante, não pode ter solado liso.

Dicas importantes
Por se tratar de uma área com presença de animais silvestres, o local registra a ocorrência de carrapatos e micuins, porém não existe até o momento nenhum registro de contaminação dos mesmos com qualquer doença associada.
Roupa de banho (importante para quem for entrar na cachoeira, não tem banheiro nem vestiário próximo a ela, apenas na base do Morro do Saboó);
Não usar relógios, brincos, pulseiras ou correntes;
Não se separar da equipe e nem ultrapassar os monitores;
Pessoas que utilizam medicamentos devem levá-los;
No local não há “vendinhas, supermercados ou armazéns”, tudo que for necessário precisará ser levado.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Saída para o Morro do Saboó


     No dia 28 de maio, iremos conhecer a trilha do Saboó, a saída será em frente à Brasital, na Av. Araçaí,  às 8:00 h, com transporte gratuito.
     A caminhada até o topo do Morro começa às 9:00 h, em seguida iremos na trilha pela mata passando por um riacho de águas cristalinas , onde iremos lanchar. Finalizaremos uma belíssima cachoeira por volta das 15:30h.   A trilha até a cachoeira tem 7km e leva aproximadamente 6h, considerando as paradas de 20min no topo do Morro, 10min no vão do Morro, 10min no bosque, 30min no riacho e 1h na cachoeira.